constelacao01 constelacao02 constelacao03 constelacao04 constelacao05 constelacao06 constelacao07 constelacao08 constelacao09 constelacao10 constelacao11 constelacao12 constelacao13 constelacao14 constelacao15 constelacao16

Nos workshops (10-20 pessoas), comparecem pessoas que querem constelar e outras que assistem ao trabalho e se dispõem a serem representantes. A pessoa que quer constelar coloca uma questão, dar informações factuais sobre a vida de membros de sua família e escolhe pessoas do grupo para representar membros da família dele, posicionando-os na sala.

O cliente exterioriza sua imagem interna da família. A sua alma, em conjunto com os representantes, o terapeuta e os outros participantes do grupo, formam um campo unificado. Através dessa representação, o terapeuta percebe um grande número de informações e processos, que podem revelar o que estava de alguma maneira, excluído ou escondido dentro do sistema familiar.

Guiado pelas reações dos representantes, o terapeuta direciona o trabalho para a descoberta de temas ocultos, originados em gerações presentes ou passadas, que podem estar influenciando o tema atual. Essas questões trazidas à consciência acabam encontrando solução, quando for aberto espaço às forças que resolvem os conflitos e atuam de forma reconciliadora. Assim, o terapeuta conduz os representantes até uma imagem de solução, quando cada um deles acha o “seu” lugar, onde se sente confortável dentro do sistema familiar.

Portanto, uma nova imagem do sistema é proposta ao constelado.